domingo, 23 de outubro de 2011

15ª Semana de PIEA2

      "Meu projeto, visto por mim"



           Nesta 15ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, fiz o Histórico abaixo comentado minha trajetoria na disciplina PIEA2 e o desenvolvimento do meu Projeto Interdisciplinar “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”.





Ao longo da disciplina de “Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2” tivemos muitas experiências,  discutimos e dialogamos bastante com os colegas e com a professora tutora Simone Santos de Oliveira. 

Na primeira semana de PIEA2, foi feito a “revisão dos Projetos Interdisciplinares de Ensino e Aprendizagem 1", tivemos o privilegio de ler “uma entrevista com Augusto Rodrigues, artista e professor, tirada do seguinte livro: LISPECTOR, Clarice. Entrevistas / Clarice Lispector; [organização de Claire Williams; preparação de originais e notas biográficas de Teresa Monteiro]. Rio de Janeiro: Rocco, 2007, pp.180-186”. Participamos de três fóruns. No 1º fórum discutimos com os colegas a entrevista de Clarice Lispector com Augusto Rodrigues, no 2º fórum respondemos as seguintes questões: Você já havia ouvido falar nas escolinhas de arte de Augusto Rodrigues? Existe, na sua cidade, ou perto dela, algo parecido? E no 3º fórum respondemos as questões: Explique com suas palavras, de forma resumida, qual foi o tema do seu projeto interdisciplinar de ensino e aprendizagem1 (PIEA1). Você pretende seguir com o mesmo projeto, dando continuidade em sua elaboração e realizando a execução do mesmo em PIEA2? Existe conexão entre o seu PIEA e o TCC? E apresentei o projeto que desenvolvi na disciplina PIEA1. 

Na segunda semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, investigarmos sobre a Bauhaus e escolhemos um artista-professor da escola Bauhaus,  o que mais nos identificamos. Apresentamos no fórum para os colegas o artista-professor escolhido e discutimos  "Sobre a visão de ensino-aprendizagem de professores-artistas".  Além disso, selecionamos uma imagem feita por nos no curso de Licenciatura em Artes Visuais que revelasse um pouco do no universo, fizemos um comentário sobre a imagem e enviamos como tarefa da segunda semana. Visitamos e apreciamos o material disponível em: (http://www.jobim.com.br/entrevistas/lispector/lispector.html).

     O artista-professor da escola Bauhaus que mais me identifiquei foi o suíço Paul Klee, expressei minha admiração pelo artista, pois como diz os registros ele "foi professor da Bauhaus, poeta, pintor e desenhista nato, suíço e “naturalizado alemão”. Como disse a colega Surleide "foi um artista bem diferenciado pelo estilo individual e influenciado pelas tendências artísticas do “expressionismo, cubismo, e surrealismo”. “Realizou experimentos e, consequentemente, dominou a teoria das cores, sobre o quê ele escreveu extensivamente. Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, a sua perspectiva infantil, seus ânimos e suas crenças pessoais, e sua musicalidade”. Não é brincadeira o homem realmente foi e será sempre um exemplo para nós que apenas estamos começando a dá os primeiro passos.

Na terceira semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, lermos alguns poemas de Fernando Pessoa, realizamos uma produção artística baseada em um desses poemas e apresentamos para os nossos colegas  no fórum "Poesia e Desenho" e também definimos as áreas de conhecimento que queríamos  trabalhar em nosso “Projeto Interdisciplinar”, na disciplina  “Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2”,  Então, escolhi o poema de Fernando Pessoa, "Todas as Cartas de Amor são Ridículas" e fiz um desenho, as áreas de conhecimento que decidi trabalhar meu “Projeto Interdisciplinar” foram: Arte e a Matemática.
 Na 4ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, participamos  do fórum "entre as duas, há um tema", pois como vimos anteriormente na 3ª semana escolhi duas áreas de conhecimento que gosto para poder elaborar um Projeto Interdisciplinar e escolhi “Arte e Matemática”, então na 4ª semana no fórum "entre as duas, há um tema", tive que dá um tema para o meu Projeto Interdisciplinar envolvendo as duas áreas de conhecimento que escolhi e fiz várias pesquisas sobre o tema, sendo assim decidi que o tema do meu Projeto Interdisciplinar seria “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”. Além do tema do Projeto fiz um  texto relacionando as duas disciplinas escolhidas em seguida apreciei a poesia de Álvaro de Campos "Tabacaria”.
Na 5ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, Estudei o capitulo 25 do livro "Iniciação à Estética", de Ariano Suassuna. Para saber “O que é possível ensinar em arte”.  Apreciei “Um projeto educativo sobre cores”, fiz várias pesquisas sobre projetos e participei do fórum “Como ensinar por projetos”, foi um momento de muitas experiências em relação a interdisciplinaridade.

Na 6ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, fiz pesquisas sobre outros caminhos, ou seja, outras formas de desenvolver projetos Interdisciplinares nas escolas e elaborei o roteiro do meu Projeto Interdisciplinar “ Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”.  

Na 7ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, Estudamos o texto "De cabeça bem feita", de Edgard Morin. E participamos do fórum “Troca de ideias”, no fórum Troca de ideias compartilhamos com os colegas o roteiro do projeto elaborado na 6ª semana.

Então na 8ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2,  finalizei a elaboração do Projeto "Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a resgatar o patrimônio cultural através da Arte e da Matemática".
Posso dizer que cursarei a disciplina PIEA2 em 16 semanas e para dar continuidade na 10ª semana de PIEA2 criei um blog para funcionar como um centro de apoio virtual ao meu projeto interdisciplinar, diante da proposta decidi dividir o meu blog em 18 partes, ou melhor, em 18 links, o primeiro link digitei o objetivo do meu blog, o segundo link abordei tudo que desenvolvi na 1ª semana de PIEA2 e assim sucessivamente, a partir do segundo link do meu blog todos os links representa cada semana de PIEA2, e o último link pretendo fazer um comentário sobre minha aprendizagem na disciplina “ Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2.  
Na 11ª semana de PIEA2, fiz um ensaio fotográfico na escola onde desenvolvi o meu projeto interdisciplinar, registrei toda a estrutura física da escola de ensino fundamental Nanzio Magalhães, os espaços interiores e os exteriores da escola, segundo a professora autora da disciplina PIEA2, Ana Beatriz Barroso O objetivo desse exercício era provocar uma aproximação efetiva entre eu e a realidade do meu projeto, fiz o ensaio, tirei as fotos e disponibilizei em um álbum Picasa na Web e postei no fórum da 11ª semana o endereço eletrônico do meu álbum https://picasaweb.google.com/107049284182545844894/EscolaNanzioMagalhaes para que todos os colegas, tutores e professores pudessem ver e entender um pouco melhor a realidade da escola onde eu ia desenvolver o meu projeto interdisciplinar, a fim de contribuir com sugestões, no fórum “Confronto Real X Irreal”, além de postar o link do meu álbum no Pícasa dialoguei com os colegas sobre como estava acontecendo o meu Projeto Interdisciplinar em relação ao confronto da ideia/projeto com a realidade/contexto, e que alterações o meu projeto vinha sofrendo em função das condições concretas encontradas, no fórum “Confronto Real X Irreal” discutimos o primórdios da fotografia, estudamos o texto "pequena história da fotografia" de Walter Benjamin e foi muito importante saber mais sobre a origem da fotografia, como surgiu essa arte e qual o mestre dessa brilhante descoberta.
Tudo que trabalhamos em PIEA2, só enriqueceu mais e mais o meu projeto interdisciplinar.
Na 12ª semana PIEA2, fui orientada sobre como registrar  a execução do meu Projeto Interdisciplinar, além disso, fui orientada a criar um link em meu blog para digita ou mostrar em foto ou vídeo como estava sendo minha experiência na execução do PI, para compartilhar com os colegas , tutores e professores.
Na 13ª Semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, além de por em prática o meu Projeto Interdisciplinar fiz também o relatório de execução do PI “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”, além disso,  preparei  todos os materiais necessários para fazer a  apresentação do meu PI para os meus colegas no encontro presencial, ou seja, expor para todos nos meus colegas o resultado do meu PI, na exposição que realizamos na 14ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2.
Então, como já disse anteriormente na 14ª semana de PIEA2, realizamos a nossa exposição dia 18 de novembro de 2011 às 18h30min, na exposição pude apreciar e dialogar sobre os projetos de minhas colegas, a primeira a apresentar o seu projeto foi a Polyana, depois a Lougeny, em seguida a Andrélia, depois que Andrélia apresentou o seu projeto eu apresentei o meu e depois a Surleide apresentou o dela, foi ótimo poder ver e conhecer um pouco mais sobre o projeto de cada colega, veja o link que vou postar as fotos da exposição: http://luceilmamourao.blogspot.com/2011/10/14-semana-de-piea2.html
Na exposição pude apresentar o meu Projeto Interdisciplinar e o relatório sobre a execução do meu projeto através do meu blog, no Data-show e os recursos que utilizei na execução do projeto apresentei em slides.
Confessor que depois da apresentação de todos os projetos na exposição fiquei sem saber qual dos projetos apresentados vou crítica na 16ª semana.

E nessa 15ª semana de PIEA2, estou criando esse histórico sobre o meu Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”. Fiz esse projeto com o objetivo de despertar e conscientizar os alunos do 8º ano “A” da Escola de Ensino Fundamental Nanzio Magalhães acerca da Educação Patrimonial como um instrumento de revitalização e compartilhamento da identidade local através da Arte e da Matemática. Para uma compreensão melhor sobre o meu Projeto Interdisciplinar disponibilizo aqui o link: http://luceilmamourao.blogspot.com/2011/10/8-semana-de-piea2.html
Elaborar “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”. foi um desafio e um aprendizado precioso que estou desfrutando e não tenho duvida que continuarei desfrutando no futuro todos os conhecimentos que daiquiri neste percurso, os resultados foram frutos de horas de planejamento em prol de uma educação interdisciplinar no futuro mais eficaz.
Os resultados do meu Projeto Interdisciplinar “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”, estão disponíveis em um relatório no link http://luceilmamourao.blogspot.com/2011/10/13-semana-de-piea2.html
Através do Projeto Interdisciplinar “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”, concluí que para haver uma valorização de nossa riqueza cultural em um futuro bem próximo é necessário trabalharmos nas escolas a Educação Patrimonial, despertando e incentivando não só os alunos, mas professores e toda comunidade escolar.
Portanto, neste “Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2”  tive muitas experiências que servirão como slides em minha vida profissional e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário