domingo, 23 de outubro de 2011

4ª Semana de PIEA2

"Pesquisa sobre o tema interdisciplinar escolhido"


Na 4ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, participei  do fórum "entre as duas, há um tema". Na 3ª semana escolhi duas áreas de conhecimento que gosto para poder elaborar um Projeto Interdisciplinar, escolhi “Arte e Matemática”, nesta semana no fórum "entre as duas, há um tema", tive que dá um tema para o meu Projeto Interdisciplinar envolvendo as duas áreas de conhecimento que escolhi e fazer varias pesquisas sobre o tema. Depois de várias pesquisas decidi que o tema do meu Projeto Interdisciplinar seria “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”. Além do tema do Projeto Interdisciplinar que vou elaborar tive que fazer nesta na 4ª semana um texto “texto relacionado ao tema ou à disciplina escolhida" e apreciar a poesia de Álvaro de Campos "Tabacaria”.







A Matemática e a Arte


A Matemática tem uma íntima ligação com a Arte. As obras de Maurits Cornelis Escher são um exemplo. As gravuras de Escher estão cheias de surpresas conceituais que vivem no limiar da realidade, entre o verossímil e o inverossímil, o possível e o impossível, e cuja chave é a Matemática.
Historicamente, Escher foi primeiramente apreciado e aceito pelos matemáticos e cientistas e só posteriormente admirado como artista. Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável qualidade técnica e estética, tudo isto, respeitando as regras geométricas do desenho e da perspectiva.
Escher parte de figuras rigorosamente geométricas como retângulos, triângulos ou quadrados e consegue ir metamorfoseando essas figuras de modo gradual.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Maurits_Cornelis_Escher).


Quando lemos o pequeno texto acima, o talento e a criatividade de “Maurits Cornelis Escher, vemos com clareza a ligação entre a Matemática a Arte, isso é muito interessante, pois faz parte de nossa história, de nosso cotidiano, como as demais disciplinas elas se completam de uma forma extraordinária e facilita aos seres humanos estudiosos uma nova visão para entenderes certos feitos.  
O meu vínculo com a disciplina de Matemática devo aos excelentes mestres que tive no ensino fundamental e médio, como por exemplo, a professora Maria Mirnes Soriano de Oliveira, professora Ivana e outros mestres que com capacidade e sabedoria souberam me instruir no campo da matemática. Já em relação à disciplina de Arte é bem diferente, o que me chamou atenção foi à carência dos profissionais na área de Arte. Eu queria mais nas aulas artes, queria saber mais sobre a arte em si, lembro, que até poucos anos eu ficava me perguntando pra mim mesma e para as outras pessoas o que é arte e não conseguia entender de uma forma bem clara, tinha muitas duvidas em relação à arte, é como se eu ficasse em um campo onde tem gramas e eu não via ou não entendia o que era grama, isso fez com que eu mim interessasse pela disciplina, no ensino médio eu pensava assim: quero se uma professora em umas das áreas mais carente em nossa educação ou na área que eu mais goste. Sendo assim escolhi Matemática por gostar e artes por curiosidade, mas com o passa do tempo fui descobrindo as maravilhas e as riquezas que encontramos na arte e vendo o quanto ela fazia parte de minha pessoa passei a ama tanto quanto a matemática.
 Hoje vejo a arte estampada em tudo, na vida de todos, em todas as disciplinas e fico mim perguntando o que seria da ciência sem a arte, senhora Matemática, o que seria de você sem as artes visuais? Geografia, História, Português, disciplinas, professores e alunos como seria nós sem a arte? Uma pagina em branco ou nada. Se analisarmos como surgiram os números, as letras, os desenhos, as formas, logo vemos a importância da arte nas demais disciplinas e em nossa vida etc...   


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário