domingo, 23 de outubro de 2011

7ª Semana de PIEA2

 "Apresentação dos projetos entre os colegas da disciplina e para a escola ou comunidade"


Na 7ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, Estudamos o texto"De cabeça bem feita", de Edgard Morin. E participamos do fórum “Troca de ideias” da 7ª semana. No fórum Traca de ideias compartilhamos com os colegas o roteiro do projeto elaborado na 6ª semana.

 Roteiro do Projeto

Tema: Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática.
Autora: Maria Luceilma de Freitas Mourão

Introdução:

Diante que algumas observações e dos desafios sobre o ensino à aprendizagem de uma forma interdisciplinar na escola Nanzio Magalhães, decide elabora esse projeto com o tema Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a resgatar o patrimônio cultural através da Arte e da Matemática.
Perante minhas observações vejo que Feijó é uma cidade pequena e tem uma riqueza cultural muito grande, porém, o artesanato sendo uma dessas riquezas culturais, importantíssima, não é valorizado, não é reconhecido pela sociedade feijoense. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo despertar e conscientizar os alunos do 8º ano “A” da escola Nanzio Magalhães acerca da educação patrimonial como um legado para a preservação do artesanato local. Escolhi a turma do 8º ano “A”, da escola Nanzio Magalhães para trabalhar a questão da preservação da cultura. Entendemos que é necessário realizar um trabalho, entre os alunos da escola citada, como um mecanismo de divulgação e preservação do artesanato de Feijó.
Motivação:
Conhecendo a importância do artesanato como terapia ocupacional, algo mim chamou atenção em Feijó, pois ao longo do curso de Licenciatura em Artes Visuais, em várias pesquisas de campo, percebi a ausência de trabalhos artesanais em Feijó, principalmente nas instituições governamentais, como por exemplo, abrigos de menores, associações de mulheres, hospital e até mesmo nas escolas, então, me perguntei, será que essa ausência de artesanato é por falta de artesãos? Acredito que não, pois temos artesãos em Feijó, acho que falta incentivar os artesãos e a sociedade a valorizar nossa riqueza cultural. Diante dos fatos, acredito que a Educação Patrimonial é um dos caminhos para que a sociedade de Feijó venha no futuro bem próximo valorizar a cultura local. Então, decidi fazer o projeto "Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática".
Objetivo geral:

  • O objetivo deste projeto é saber acerca dos conhecimentos prévios que os alunos têm sobre Educação Patrimonial, visando despertar e conscientizar os alunos do 8º ano “A” da escola Nanzio Magalhães a valorizarem a cultural de Feijó.
Objetivos Específicos de Artes: – Valorizar os patrimônios culturais de Feijó Acre.

  • Apreciar a diversidade cultural de nossa região e valorizar a mesma;
  • Registrar através de fotos ou desenhos os patrimônios culturais de nossa cidade;
  • Contextualizar as riquezas de Feijó com outras de outras regiões;

Objetivos Específicos de Matemática: - Identificando a geometria nos patrimônios culturais.
  • Perceber semelhanças e diferenças entre os patrimônios locais, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais;
  • Identificar a relação entre as arquiteturas e os elementos geométricos;
  • Desenhar uma arquitetura local onde, mas identificou elementos geométricos;
Público alvo:
O projeto “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a resgatar o patrimônio cultural através da Arte e da Matemática” é direcionado para os alunos do 8º ano “A”, da escola Nanzio Magalhães com o objetivo de despertar e conscientizar os alunos acerca da valorização do patrimônio cultural.

Metodologia:
  • Minha apresentação para a turma e apresentação do tema do projeto;
  • Discussão prévia sobre Educação Patrimonial;
  • Leitura do conteúdo sobre educação patrimonial e patrimônio cultural;
  • Dialogo sobre o conteúdo educação patrimonial e patrimônio cultural;
  • Leitura de imagem através de um slide sobre patrimônios culturais e históricos de outras regiões;
  • Debate sobre o slide apresentado analisar as formas, as características que definem as arquiteturas;
  • Apresentação de mais um slide com fotos de vários lugares de Feijó Acre;
  • Dialogo sobre os patrimônios locais, percebendo as semelhanças e as diferenças entre os patrimônios, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, Identificando a relação entre as arquiteturas e os elementos geométricos;
  • Desenhar uma arquitetura local onde, mas identificou elementos geométricos;

Recursos:
  • Cópias do conteúdo sobre a educação patrimonial;
  • slides;
  • Notebook;
  • Data show;
  • Papel sem pauta;
  • Lápis;
  • Pinceis;
  • Cartolinas;
  • Pincel atômico;
  • Quando de giz;
  • Giz;
  • Cola branca;
  • Fita adesiva;
  • Fotos;
  • Papel crepom;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS:
Pastore, Maria Cristina. Educação patrimonial Através das Oficinas de Arte [online] disponível em: http://www.prograd.ufrgs.br/pibid/anais-do-evento/rodas-de-conversa/eixo 2/Educacao%20patrimonial%20atraves%20das%20oficinas%20de%20arte.pdf Acesso em: 22 de Setembro de 2011.
IPHAN, Patrimônio Imaterial [online] disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?retorno=paginaIphan&sigla=Institucional&id=10852 Acesso em: 21 de Setembro de 2011.
IPHAN, Educação Patrimonial [online] disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=15481&retorno=paginaIphan Acesso em: 21 de Setembro de 2011.
PPGPPC, Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Natural) [online] em: 16 de Outubro de 2009. http://w3.ufsm.br/ppgppc/index.php?option=com_content&view=article&id=105:o-que-atrim-cultural-patrim-histo-patrim-ambiental-ou-natural&catid=7:examples&Itemid=25 Acesso em: 23 de Setembro de 2011.

MORAES, Allana Pessanha. Educação Patrimonial nas Escolas: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio cultural [online] disponível em:
http://blogemiliodevasconceloscosta.blogspot.com/2010/09/projeto-interdisciplinar-museu-de-artes.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário