domingo, 23 de outubro de 2011

6ª Semana de PIEA2

      "Metodologias em arte/educação"


Na 6ª semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, fiz pesquisas sobre outros caminhos, ou seja, outras formas de desenvolver projetos Interdisciplinares nas escolas e elaborei o roteiro do meu Projeto Interdisciplinar “ Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática”.  

 

Pesquisas sobre outros caminhos para trabalhamos de formar Interdisciplinar

 

Encontramos em nossa pesquisa virtual várias formas de se trabalhar nas escolas a interdisciplinaridade, porém, decidi usar, como exemplo, apenas três projetos que encotramos em nossa pesquisa.  


1º Exemplo de Projeto Interdisciplinar: 

 (Projeto pesquisado pela colega Surleide)



Projeto Interdisciplinar



4ª série – 2005



TemaMinas Gerais : do ouro aos dias atuais




Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Educação Física, Ensino Religioso e Arte. Os seguintes temas transversais também serão abordados : Ética , Saúde, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural.

Professoras responsáveis: Ana Cristina,  Carla, Cibele , Claudia Regina , Elisabete e Keila
Equipe de Informática Educativa: Profª Meire, Profª Claudia e Fernando.
Orientadora Responsável: Profª Veralice

I-Justificativa:

Os mineiros conquistaram ao longo do tempo, o reconhecimento de ser uma gente forte e lutadora. Aprenderam a lutar por seus sonhos e ideais, abraçando suas causas, sem pressa em conquistá-las. São os modos de ser dessa gente.
Nas montanhas e serras milenares nasceram as Minas do Ouro e diamante.
O apogeu do ouro não foi longo em termos de tempo, mas representou um período de profundas alterações da estrutura colonial. Minas Gerais marcou, de forma definitiva, a história econômica e política do Brasil; seja pelas riquezas retiradas do seu solo; seja pelas idéias de liberdade que incendiaram o desejo de sermos donos dos nossos próprios destinos.
Foi em Minas Gerais que o Brasil cresceu e se desenvolveu.
Vamos desenvolver nosso projeto para juntos compreender, divulgar e, sobretudo, continuar a realizar o destino dessa gente.
A partir das ações desencadeadas pelo projeto, pretende-se enriquecer a bagagem de conhecimentos dos alunos, da qual fazem parte todas as experiências por eles vivenciadas.
A proposta de trabalho é considerar esse universo, solicitando ao aluno expressar seus conhecimentos prévios emitindo seus pontos de vista, cabendo ao professor conduzir as discussões e enriquecê-las utilizando-se de diversos recursos como a tecnologia, a expressão artística  e a ampla bibliografia sobre o tema.
As diversas etapas do projeto possibilitarão uma atitude investigativa, estimulando a reorganização do saber individual e coletivo.






II-Objetivos por áreas do conhecimento

Artes
  • Realizar releituras de obras relacionadas a mineração, ao ciclo do ouro, identificando Aleijadinho, o escultor principal da região de Minas Gerais.
  • Confeccionar lembranças para o Espaço Cultural relacionada ao tema.
  • Apresentar na festa junina, danças e músicas relacionadas ao projeto.

Língua Portuguesa:

  • Estimular a coleta de dados através de pesquisas dirigidas sobre os assuntos abordados.
  • Interpretar e reconhecer as idéias principais das informações coletadas.
  • Realizar pesquisas sobre os assuntos abordados em estudo, interpretar e reconhecer as idéias principais das informações coletadas.
  • Relacionar fatos atuais com fatos ocorridos na época.
  • Ler, interpretar, reproduzir poemas e receitas relacionadas com Minas Gerais, Ouro, Barroco e Aleijadinho.
  • Entre vários autores pesquisar poemas e receitas.
  • Pesquisar comidas mineiras.
  • Promover uma entrevista com pessoas que viveram e nasceram nas cidades históricas.
  • Elaborar uma poesia sobre as cidades visitadas na saída cultural.
  • Estimular e possibilitar a leitura compartilhada de livros paradidáticos sobre o tema.
  • Comparar e identificar diferentes estruturas de cada tipo de texto , concluindo sobre as diferentes finalidades , estruturas e interlocutores .
  • Exercitar a oralidade no trabalho de entrevista , relacionado a leitura em voz alta com a função social.
  • Identificar na intertextualização/intertextualidade as relações entre os textos , as linguagens e os vários estilos.
  • Despertar nos leitores o interesse pela arte e investigar a história do Barroco.
  • Possibilitar o contato com diferentes gêneros textuais e literários.

Matemática

  • .Analisar, interpretar e reconhecer as características que definem a arquitetura barroca.
  • Desafiar, através de situações-problema, mediante um exemplar da arquitetura barroca, identificando a presença de ângulos.
  • Analisar o significado das retas paralelas perpendiculares existentes em exemplar barroco observado.
  • Aprender a medir os ângulos, formalizando-se em sistemas de medidas, transferindo para o cotidiano.
  • Representar as medidas em um sistema de referência, através de tabelas e gráficos , comparando , reproduzindo e interpretando.
  • Simular o valor monetário do exemplar analisado, trazendo para o cotidiano.
.

Ciências

  • Aprender a  recolher dados científicos a partir da observação dos diferentes tipos de rochas que fazem parte das esculturas mineiras.
  • Registrar dados sobre os diferentes tipos de rochas utilizadas em esculturas, aprofundando-se na rocha pedra-sabão que foi utilizada por Aleijadinho;
  • Identificar os diferentes minerais que compõem uma rocha e que é utilizada para fazer artesanato.
  • Identificar os motivos que levaram os trabalhadores escravos a sofrerem com doenças respiratórias.
  • Identificar diferentes proteínas e vitaminas encontradas na alimentação mineira, reconhecendo a importância dos alimentos como fonte de energia e de materiais para o corpo.
  • Reconhecer os materiais, os agentes químicos utilizados no trabalho da mineração em busca de pedras preciosas ou semi- preciosas, conhecidas como gemas.
História
  • Reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais estabelecidas na sociedade mineradora do século XVIII e comparar  suas características com a sociedade açucareira e a sociedade atual , refletindo sobre semelhanças e diferenças, mudanças e permanências.
  • Compreender a importância das bandeiras no desbravamento do espaço geográfico colonial e o seu papel na desorganização das sociedades indígenas e na destruição de sua cultura.
  • Identificar as características da exploração do ouro, reconhecendo principalmente o tipo de mão-de obra empregada, compreendendo a relevância do trabalho escravo no enriquecimento dos seus senhores.
  • Reconhecer a importância da exploração do ouro e diamantes para a economia de Portugal.
  • Reconhecer que foi nessa região que se deu o primeiro grande crescimento urbano do Brasil, diferente da formação de outras vilas e cidades.
  • Identificar a importância dos garimpos nos dias de hoje e conhecer os lugares em que essa atividade é praticada.
  • Relacionar a figura do artesão no período da mineração refletindo sobre semelhanças e diferenças com os dias atuais.
Geografia
  • Estabelecer relações espaciais de localização, orientação, distancia em relação a pontos de referência.
  • Reconhecer os componentes naturais e culturais das cidades mineiras, ontem e hoje.
  • Localizar o Estado de Minas Gerais, inserindo-o em um espaço maior definido pelo país e continente.
  • Empregar diferentes formas de representação cartográfica  para representar os espaços estudados..
  • Interpretar informações de plantas e mapas, evidenciando a importância da escala, da rosa -dos ventos  e da legenda para reconhecer informações.
  • Observar mapas  para perceber o processo de interiorização do povoamento no território.
  • Conhecer o relevo, clima, vegetação e hidrografia do Estado de Minas Gerais.
  • Reconhecer os movimentos de migração interna e imigração portuguesa provocada pela descoberta do ouro .
  • Relacionar os motivos da “invasão ” mineira nos Estados Unidos em busca de uma corrida, não mais pelo ouro mas sim por outro tipo de riqueza – o dólar.

Inglês

  • Incentivar os alunos a enfocar o Estado de Minas Gerais  com suas delicias , artes, pedras e igrejas compondo poesias em inglês.

Ensino Religioso

  • Reconhecer as características do espírito religioso barroco
  • Identificar como se propaga a fé católica através dos textos literários.
  • Estimular a pesquisa  da devoção mineira : “ a arte da comoção .”
  • Perceber e conhecer o significado dos oratórios nas moradias  da época.
  • Perceber e reconhecer a importância do ouro nas igrejas.

Educação Física ( Dança da Festa Junina )

  • Desenvolver expressão corporal e ritmo, através de estímulo auditivo.
  • Memorizar seqüências rítmicas, demonstrando perceber os momentos de mudanças e alterações de andamento.
  • Identificar as grandes características das danças regionais, procurando reconhecer aquelas que correspondem à época da arte barroca.
  • Participar de atividade rítmica, demonstrando interesse e naturalidade na realização dos diferentes movimentos coreográficos.

III- Utilização de novas tecnologias:

Durante o transcorrer do projeto, utilizaremos diversos recursos tecnológicos: apresentações multimídia, animações, software Clic Educacional, metodologia Web  Quest ( elaborada especificamente para o projeto ) , pesquisa web, utilização do profweb da Escola@24horas, recursos audiovisuais .
Os alunos realizarão  diversas atividades relacionadas às áreas do conhecimento nos laboratórios da escola e em casa , quando  possível. Essas atividades serão divulgadas e socializadas para todos.
A tecnologia nos auxiliará para divulgar as ações do projeto através da web . No final do projeto, cada aluno receberá um cd-rom com a coletânea dos trabalhos das turmas.


IV- Produto Final

O produto final do projeto será a elaboração de um portfólio por sala contendo as diversas ações do projeto.
O portfólio e os demais trabalhos desenvolvidos serão apresentados no Espaço Cultural, a ser realizado no mês de novembro para toda comunidade educativa.
Durante o ano, disponibilizaremos o projeto e suas ações na página do colégio na web.

V – Atividade de Enriquecimento Curricular

Realizaremos as seguintes atividades:

  • Rota dos Bandeirantes: visitando as cidade de Santana do Parnaíba , Itú e Porto Feliz com o objetivo de conhecer a história dos bandeirantes e identificar as características do barroco paulista entre outros.
  • Museu de Arte Sacra da cidade de São Paulo : visita realizada com a família com o objetivo de conhecer obras do barroco brasileiro .
  • Atividades relacionadas ao projeto realizadas no Recanto Consolata: comemoração do índios , delícias da cozinha mineira entre outros.
  • Teatro da Bic ESCREVER É PRECISO: vídeo interativo apresentado no colégio .
VI - Avaliação

A avaliação será realizada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, sendo contínua durante toda a realização do projeto utilizando diversos instrumentos de registro  , acompanhando o desempenho individual e coletivo e buscando formas de auto-avaliação. Em cada etapa o projeto poderá ser reformulado ou modificado a partir das necessidades e interesses das turmas.

VII-  Referência Bibliográfica

A referência bibliográfica sobre o tema estará disponível
na página web do projeto.





2º Exemplo de Projeto Interdisciplinar:

 (Projeto pesquisado por me Maria Luceilma)


Projeto Interdisciplinar - Museu de Artes e Ofícios Trabalhando a interdisciplinaridade, as professoras Cida (Língua Portuguesa), Valéria (Matemática) e Aparecida (Ciências), construíram o projeto "Somando Saberes", que teve como culminância a visita ao Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte.

PROJETO INTERDISCIPLINAR “SOMANDO OS SABERES” Escola Municipal "Emílio de Vasconcelos Costa" Atividade proposta: excursão ao Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte Data: 31 de agosto de 2010 Alunos atendidos: PAV II 1º período e 6º ano Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática.

JUSTIFICATIVA
• A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permaneçam por toda a vida.
• O acesso aos bens culturais é meio de sensibilização pessoal que possibilita ao sujeito apropriar-se de múltiplas linguagens, tornando-o mais aberto para a relação com o outro, favorecendo a percepção de identidade e de alteridade.
• O museu, nessa direção, passa a ser um local de trocas e vivências, pois o acesso aos bens culturais é um direito de todas as pessoas e por meio desse conhecimento é possível ampliar os olhares e saberes que permitem uma melhor compreensão de si mesmos, do ambiente e do patrimônio cultural sob muitos aspectos.
• Ir a museus e exposições não é simplesmente um ato "ilustrativo" do conteúdo dado em sala de aula.Museus são locais com grande potencial educativo, onde é possível ter contato com obras de arte originais, além de uma verdadeira noção do que é patrimônio histórico e cultural.
• O Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 53 garante que a criança e o adolescente possuem direitos à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer com vistas ao seu pleno desenvolvimento pessoal e social. Além disso, o artigo 58 grafa a importância de serem respeitados os valores tanto culturais, como artísticos e também históricos durante todo o processo educacional de crianças e adolescentes. E dessa forma, garantir a eles a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.
• Ainda pensando no acesso dos educandos aos espaços culturais, o ECA em seu artigo 59 salienta que os municípios, com o auxilio da União, deverão estimular e facilitar recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer. Sendo a escola responsável por organizar, sugerir e viabilizar o contato de seus alunos com programações culturais fora do ambiente da instituição.
• Tem-se, em várias escolas e comunidades, a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito deve ter, das questões de cidadania. A proposta da nossa escola e SME diferencia-se dessa maneira de conceber e, por isso, torna-se viável um trabalho como o sugerido neste projeto.
• Há, portanto, possibilidade de trabalho interdisciplinar, forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo; a excursão apresenta-se como uma maneira de se ajustar as necessidades da educação, nesse sentido, pois para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, português e até mesmo da matemática, bem como de muitas outras disciplinas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA A visita ao Museu de Artes e Ofícios, auxiliará o professor a levar o aluno a:
• Desenvolver e aumentar o vocabulário com o contato com novas palavras e significados. Exemplo: Na trilha do comércio, além de compreender a importância da figura do caixeiro-viajante para o desenvolvimento do comércio e como inspiração de contos e crônicas da literatura brasileira, ampliar-se-á o conhecimento, ao incorporar ao vocabulário outros nomes utilizados para nomear tal profissão.
• Relacionar a profissão citada acima com as da atualidade, refletir sobre a existência ou não desse profissional na comunidade, analisar semelhanças e diferenças quanto à forma de atuação.
• Perceber o uso constante da classe dos substantivos, visto que, os nomes de objetos, utensílios, máquinas, móveis, ofícios, profissões pertencem a essa classe.
• Perceber o emprego do adjetivo na caracterização dos objetos, lugares, etc.
• Compreender ao observar com atenção um objeto ou após explicações dos monitores: o que é, como é, para que serve, como funciona, colocando em evidência os conhecimentos sobre o tipo descritivo e a descrição de processo (gênero que explica como funciona determinado aparelho ou objeto, como se monta algo, como se constrói, forma de fazer: manuais de instrução).
• Refletir sobre o tipo de instrução citada acima; forma como era transmitida na época dos objetos analisados: escrito? Oral? Por quê?
• Estimular a criatividade e a expressão.
• Desenvolver a capacidade de entendimento da linguagem discursiva, realizada pelos monitores do museu ou a capacidade de interação, caso o monitor trabalhe uma discussão dirigida, construída no diálogo entre ele e os alunos e analisar a variedade linguística empregada.
• Ampliar os conhecimentos sobre um importante ambiente, no qual se desenvolveram muitas das principais narrativas literárias brasileiras: as fazendas, seus utensílios, móveis, moradores, produtos, etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CIÊNCIAS - Trilha da Energia
• Desenvolver o interesse dos alunos para os diversos tipos de energia existentes no planeta.
• Reconhecer a energia elétrica como principal fonte no Brasil e suas utilidades no dia-a-dia.
• Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o caminho percorrido pela energia elétrica desde o início da sua história até os dias de hoje.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE MATEMÁTICA - Comércio, trabalhando a geometria.

• Perceber semelhanças e diferenças entre objetos, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
• Perceber a relação entre a arte e os elementos geométricos;
• Diferenciar formas geométricas planas e identificá-las pelos seus nomes – retângulos; linhas curvas e linhas retas.

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS

O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro. Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas. O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais.

http://blogemiliodevasconceloscosta.blogspot.com/2010/09/projeto-interdisciplinar-museu-de-artes.html



3º Exemplo de Projeto Interdisciplinar:

 (Projeto pesquisado pela colega Surleide)

Pluralidade Religiosa
Projeto interdisciplinar para 7º ano do Ensino Fundamental II.
7º Ano
Pluralidade Religiosa
Objetivos:
• Conhecer e entender para conviver.
• Discutir sobre a diversidade religiosa (incluindo os agnósticos e ateus) como expressão da diversidade de experiências de vida.
• Compreender um pouco mais os conflitos religiosos ao redor do mundo.
• Refletir sobre o aceitar as diferenças respeitando as crenças individuais para o crescimento pessoal.
• Conhecer as principais religiões do planeta ou aquelas que, na localidade onde se encontrar a escola, forem mais importantes.
• Entrevistar pessoas próximas para trazer ao nível do cotidiano a discussão sobre as diversas expressões religiosas.
• Criar um fórum para reflexão do tema proposto
• Criar um blog com as informações e esclarecimentos sobre as religiões e com os resultados das discussões ocorridas no processo.
• Envolver o trabalho com os alunos nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.
Tempo
O tema proposto pode ser desenvolvido durante todo o ano escolar. Sua estrutura permite este tempo. Entretanto você pode desenvolvê-lo em dois meses. Se decidir pela criação da página eletrônica ao final de cada atividade, a discussão poderá ser continuamente alimentada e reordenada a fim de que os dados e as conclusões sejam constantemente superados e revisados. Assim, há ainda, a possibilidade de trocas de informações e discussões num espaço mais amplo que a escola: a rede mundial - internet. Desta forma o projeto pode durar em torno de 8 a 10 meses.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Movie Maker, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Filmes, Blogs e vídeos.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)

Atividade 1 – Debate no senso comum - assistir um filme.
Inicie a aula questionando seus alunos a respeito das diversidades religiosas. Prepare a discussão para que seu desenvolvimento esteja voltado a expressão crítica do tema. A proposta deve ser apresentada aos alunos mostrando que o trabalho a ser desenvolvido é o de conhecer as diferentes expressões religiosas que tem no mundo, portanto não será apresentada ou imposta a religião de cada um deles.
Faça algumas perguntas como: Você acredita em Deus? Acredita em algo maior que não podemos ver, mas que pode estar aqui? Você acredita somente naquilo que pode ver e tocar? Sua crença tem certas regras? Tem um culto próprio?
A palavra religião vem do latim e significa re-ligar. Quer dizer, é uma forma de nos religarmos ao mundo natural do qual fazemos parte, mas nos esquecemos. Vivemos cercados por circunstâncias da cultura, realidades transformadas pelo homem.
O que você pensa sobre isso? Que tal entender um pouco mais sobre as grandes religiões? Saber como são seus cultos? Em que são diferentes das suas crenças? Deixe que os alunos debatam no grupo e intervenha nos momentos em que o tema não estiver sendo o foco. Uma vez que a diversidade de escolhas religiosas é enorme, cultural e humano, esta atividade será excelente para exercitarem a ética e a cidadania.
Atividade 2 – Entrevistas
Assim sensibilizados para o tema, os alunos elaboram uma entrevista com algumas pessoas (pais, tios, professores, colegas, vizinhos, etc.). As entrevistas possibilitam uma quantidade maior de informações e entendimentos sobre a diversidade religiosa.
Depois de realizadas as entrevistas analisem os dados para usá-los em um segundo momento; na confecção de gráficos, na reflexão sobre as respostas adquiridas e para que sejam divulgados os resultados durante a apresentação de outras atividades.
(Professor você pode distribuir as entrevistas em grupos para facilitar seu trabalho. A distribuição das entrevistas com outras pessoas pode ser da seguinte forma:
• pais e mães de família;
• outro adolescentes;
• educadores;
• religiosos;
• pré-adolescentes;
• adolescentes, etc.
Prepare as perguntas para as entrevistas e explique a forma como elas serão apresentadas na aula.
Sugestão de perguntas para as entrevistas:
A) Entreviste seus colegas, pais e vizinhos. Para isso, utilize as perguntas abaixo e depois leve os resultados para dispor na sala de aula.
• O que é religião?
• Você tem uma religião? Qual?
• Você segue seus ritos e doutrinas? Por quê?
• Você acha que o homem pode viver sem uma religião? Por quê?
• O que você pensa sobre os conflitos envolvendo religiões?
Após a realização da tarefa questione os alunos com as seguintes indagações: Os entrevistados têm conhecimentos de todas as religiões existentes? Quais as religiões mais apontadas na entrevista? Quais as religiões que os entrevistados são adeptos? O dia a dia dos entrevistados, gostos e preferências dos entrevistados? No dia a dia dos entrevistados, eles seguem doutrinas ou ritos?
Atividade 3 – Pesquisa na Internet
Pesquisar um pouco mais?
Em casa ou na escola (laboratório de Informática) solicite uma pesquisa na internet sobre as grandes religiões? Hinduísmo, Budismo, Cristianismo, Islamismo e Judaísmo. Suas doutrinas (o conjunto das suas idéias mais importantes), livros sagrados, rituais, divisões etc. Há conflitos envolvendo religiões no mundo? Onde? Por quê?
Depois que as pesquisas estiverem prontas questione-os sobre a experiência que tiveram ao fazê-la. Após este bate papo os alunos apresentam os resultados gerais das pesquisas.

Atividade 4 – Leitura individual do livro – criação de fórum – leitura e discussão do livro em grupos
Indique aos seus alunos a leitura do livro da autora Catherine Clement - A Viagem de Theo da editora Companhia das Letras, que conta a história de um menino chamado Theo que sai em busca do conhecimento sobre as diversas religiões ao redor do mundo. Theo está doente, de uma doença aparentemente incurável, e não tem religião, embora goste muito de assuntos religiosos.
Conheça um pouco mais sobre este livro:
http://www.poppycorn.com.br/artigo.php?tid=224 (acesso em 02/03/2010) ou http://www.ronaud.com/livros/resenha-e-critica-do-livro-a-viagem-de-theo/ (acesso em 02/03/2010).
Sugestão 1 - Depois da leitura do livro conduza a turma para refletirem e debaterem sobre o livro lido e os assuntos abordados nele.
• Gostaram do livro? Qual o seu comentário a respeito da leitura que fez? O que lhe chamou mais atenção com a leitura do livro? O que ficará marcado, da leitura, em sua vida?
Sugestão 2 – Ler e discutir o livro em família ou entre amigos e levado para sala de aula o parecer do grupo.
Sugestão 3 – Criar um fórum de debate a respeito do livro é bem interessante. Os alunos conhecerão a opinião de outros leitores, interagem com o mundo e podem apresentar seus pontos de vista com argumentações mais fundamentadas por já ter adquirido certa criticidade sobre o assunto nas outras atividades desenvolvidas sobre o tema. O fórum é um recurso que permite a troca de ideias, a criação de ações, o exercício consciente da cidadania e a transformação social.
Atividade 5 – Criação de página na Internet ou no site da escola
Agora que vocês conhecem um pouco mais sobre diversas religiões, suas crenças e seus modos de fazer, que tal organizarmos todo este conhecimento numa página da internet? Poderia até ser numa página dentro do site da sua escola! Organize esta página de modo que outras pessoas possam conhecer as particularidades de cada uma das religiões pesquisadas e que possam entender que cada um de nós pode ter uma religiosidade diferente. Se precisarem de ajuda conversem com o professor de Informática ou com alguém que possa lhe dar uma ajuda n o desenvolvimento desta atividade.
Atividade 6 – Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Envolva outros professores no tema Pluralidade Religiosa. A sugestão é que o tema seja apresentado de diversas maneiras, por meio de diferentes atividades, nas aulas de professores de outras disciplinas como, por exemplo:
Língua Portuguesa.
Sugestão 1 - os textos propostos pelo professor que estiver desenvolvendo o projeto podem ser usados para desenvolvimento de conteúdos trabalhados na disciplina de Língua Portuguesa.
Sugestão 2 – os alunos criam textos de Cordel para expor a diversidade do tema na escola.
História
Sugestão 1 – conhecer a história dos lugares onde as diversas religiões se fazem presente por meio de pesquisa na internet, ou em revistas específicas e depois apresentar aos colegas ou fazer um momento de apresentação chamado “Feira das Expressões Religiosas”. Neste espaço os alunos descrevem as características principais de cada uma das religiões pesquisadas.
Geografia
Sugestão 1 – conhecer e estudar os lugares onde as expressões religiosas surgiram. Fazer um levantamento das áreas de conflito religioso no mundo, relacionando com outras questões em disputa na mesma região. Use as aulas de Informática para pesquisa ou solicite que a façam em casa.
Informática
Sugestão 1 - Para apresentação do resultado das pesquisas realizadas nos diversos momentos do processo ensino aprendizagem, convide os alunos para conhecerem alguns aplicativos do computador. Solicite que as apresentações sejam preparadas no Power Point ou Movie Maker. Eles devem inserir um fundo musical, legenda e algumas informações a respeito das imagens, se for necessário.
Sugestão 2 - Que tal organizar um blog para apresentar os resultados das pesquisas, entrevistas e do conhecimento adquirido? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas sobre o tema em questão.
Artes
Sugestão – elaborar cartazes, desenhos, que representam o que foi significativo para cada grupo sobre o tema e preparar uma exposição na escola dos mesmos.
Filosofia
Sugestão – Depois de uma reflexão filosófica sobre a pluralidade religiosa convide os alunos para preparar algumas comunicações baseados nessas aulas e depois apresentem a outros grupos de colegas. Os recursos para apresentação pode ser escolhido pelos alunos.
Matemática
Sugestão 1 – Se for possível leve os alunos ao laboratório de Informática com os dados das entrevistas e pesquisas nas mãos. Com a ajuda do professor de Informática os alunos conhecem o aplicativo Excel e aprendem a inserir os dados obtidos para gerar gráficos.
Sugestão 2 – com os dados das entrevistas e pesquisas os alunos criam gráficos em seus
Avaliação
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada um de seus alunos.
Algumas Fontes para o professor:
http://www.liberdadereligiosa.org.br/2009/
ONG voltada para a defesa da liberdade religiosa. Interessante coletânea de textos como a Declaração sobre eliminação de todas as formas de intolerância de discriminação com base na religião ou crença – ONU.
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=29105
Reverendo anglicano que fala da importância da cultura de paz
http://www.curtanaescola.org.br
Site com excelentes vídeos com curtas em parceria com a Petrobrás que podem ser escolhidos e utilizados em suas aulas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário