domingo, 23 de outubro de 2011

8ª Semana de PIEA2

"Versão final dos projetos, lista de providências e coleta de materiais na rede"

Na oitava semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2,  finalizei a elaboração do Projeto "Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a resgatar o patrimônio cultural através da Arte e da Matemática".






Projeto Interdisciplinar










Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães:
Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural
Através da Arte e da Matemática.



















09 de Outubro de 2011
Feijó/Ac
















Introdução:


Diante que algumas observações e dos desafios sobre o ensino, a aprendizagem de uma forma interdisciplinar na escola Nanzio Magalhães, decide elabora esse projeto com o tema "Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a resgatar o patrimônio cultural através da Arte e da Matemática".
Perante minhas observações vejo que Feijó é uma cidade pequena e tem uma riqueza cultural muito grande, porém, o artesanato sendo uma dessas riquezas culturais, importantíssima, não é valorizado, não é reconhecido pela sociedade feijoense. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo despertar e conscientizar os alunos do 8º ano “A” da escola Nanzio Magalhães acerca da "Educação Patrimonial" como um legado para a preservação do artesanato local. Entendemos que é necessário realizar um trabalho, entre os alunos da escola citada, como um mecanismo de divulgação e preservação do artesanato de Feijó.

Motivação:

Conhecendo a importância do artesanato como terapia ocupacional, algo me chamou atenção em Feijó, pois ao longo do curso de Licenciatura em Artes Visuais, em várias pesquisas de campo, percebi a ausência de trabalhos artesanais em Feijó, principalmente nas instituições governamentais, como por exemplo, abrigos de menores, associações de mulheres, hospital e até mesmo nas escolas, então, me perguntei, será que essa ausência de artesanato é por falta de artesãos? Acredito que não, pois temos artesãos em Feijó, acho que falta incentivar os artesãos e a sociedade a valorizar nossa riqueza cultural. Diante dos fatos, acredito que a "Educação Patrimonial" é um dos caminhos para que a sociedade de Feijó venha no futuro bem próximo valorizar a cultura local.

Objetivo geral:

·         O objetivo deste projeto é saber acerca dos conhecimentos prévios que os alunos têm sobre "Educação Patrimonial", visando despertar e conscientizar os alunos do 8º ano “A” da escola Nanzio Magalhães a valorizarem a cultural de Feijó.

Objetivos Específicos de Artes: – Valorizar os Patrimônios Culturais de Feijó Acre.
  •         .Apreciar a diversidade cultural de nossa região; 
  •            Registrar em fotos ou desenhos os patrimônios culturais de sua cidade;
  •       Contextualizar as riquezas de sua cidade com outras de outras regiões;

Objetivos Específicos de Matemática: - Identificando a Geometria nos Patrimônios Culturais.
  • Perceber semelhanças e diferenças entre os patrimônios locais, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais; 
  • Identificar a relação entre as arquiteturas e os elementos geométricos; 
  • Desenhar uma arquitetura local onde, mas identificou elementos geométricos; 

    Público alvo:

    O projeto “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática” é direcionado para os alunos do 8º ano “A”, da escola Nanzio Magalhães, com o objetivo de despertar e conscientizar os alunos acerca da valorização dos Patrimônios Culturais.

    Metodologia:

    • Minha apresentação para a turma e apresentação do projeto;
    • Discussão prévia sobre Educação Patrimonial;
    • Leitura do conteúdo sobre Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural;
    • Dialogo sobre o conteúdo "Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural;
    • Leitura de imagem através de um slide sobre "Patrimônios Culturais e Históricos" de outras regiões;
    • Debate sobre o slide apresentado, analisar as formas, as características que definem as arquiteturas;
    • Apresentação de mais um slide com fotos de várias arquiteturas de Feijó Acre;Dialogo sobre os patrimônios locais, percebendo as semelhanças e as diferenças entre os patrimônios, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, Identificando a relação entre as arquiteturas e os elementos geométricos;
    • Desenhar uma arquitetura local onde, mas identificou elementos geométricos; 
    • Contextualiçao dos trabalhos realizados pelos alunos; 

    Recursos: 

    • Cópias do conteúdo sobre a educação patrimonial;
    • slides;
    • Notebook;
    • Data show;
    • Papel sem pauta;
    • Lápis;
    • Pinceis;
    • Cartolinas;
    • Pincel atômico;
    • Quando de giz;
    • Giz;
    • Cola branca;
    • Fita adesiva;
    • Fotos;
    • Papel crepom;

    Conclusão:



    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS:

    Pastore, Maria Cristina. Educação patrimonial Através das Oficinas de Arte [online] disponível em: http://www.prograd.ufrgs.br/pibid/anais-do-evento/rodas-de-conversa/eixo 2/Educacao%20patrimonial%20atraves%20das%20oficinas%20de%20arte.pdf Acesso em: 22 de Setembro de 2011.
    IPHAN, Patrimônio Imaterial [online] disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?retorno=paginaIphan&sigla=Institucional&id=10852 Acesso em: 21 de Setembro de 2011.
    IPHAN, Educação Patrimonial [online] disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=15481&retorno=paginaIphan Acesso em: 21 de Setembro de 2011.
    PPGPPC, Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Natural) [online] em: 16 de Outubro de 2009. http://w3.ufsm.br/ppgppc/index.php?option=com_content&view=article&id=105:o-que-atrim-cultural-patrim-histo-patrim-ambiental-ou-natural&catid=7:examples&Itemid=25 Acesso em: 23 de Setembro de 2011.

    MORAES, Allana Pessanha. Educação Patrimonial nas Escolas: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio cultural [online] disponível em:
    http://blogemiliodevasconceloscosta.blogspot.com/2010/09/projeto-interdisciplinar-museu-de-artes.html

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