"Versão final dos projetos, lista de providências e coleta de materiais na rede"
Na oitava semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, finalizei a elaboração do Projeto "Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a resgatar o patrimônio cultural através da Arte e da Matemática".
Projeto Interdisciplinar
Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães:
Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural
Através da Arte e da Matemática.
Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural
Através da Arte e da Matemática.
09 de Outubro de 2011
Feijó/Ac
Introdução:
Diante que algumas observações e dos desafios sobre o ensino, a aprendizagem de uma forma interdisciplinar na escola Nanzio Magalhães, decide elabora esse projeto com o tema "Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a resgatar o patrimônio cultural através da Arte e da Matemática".
Perante minhas observações vejo que Feijó é uma cidade pequena e tem uma riqueza cultural muito grande, porém, o artesanato sendo uma dessas riquezas culturais, importantíssima, não é valorizado, não é reconhecido pela sociedade feijoense. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo despertar e conscientizar os alunos do 8º ano “A” da escola Nanzio Magalhães acerca da "Educação Patrimonial" como um legado para a preservação do artesanato local. Entendemos que é necessário realizar um trabalho, entre os alunos da escola citada, como um mecanismo de divulgação e preservação do artesanato de Feijó.
Motivação:
Conhecendo a importância do artesanato como terapia ocupacional, algo me chamou atenção em Feijó, pois ao longo do curso de Licenciatura em Artes Visuais, em várias pesquisas de campo, percebi a ausência de trabalhos artesanais em Feijó, principalmente nas instituições governamentais, como por exemplo, abrigos de menores, associações de mulheres, hospital e até mesmo nas escolas, então, me perguntei, será que essa ausência de artesanato é por falta de artesãos? Acredito que não, pois temos artesãos em Feijó, acho que falta incentivar os artesãos e a sociedade a valorizar nossa riqueza cultural. Diante dos fatos, acredito que a "Educação Patrimonial" é um dos caminhos para que a sociedade de Feijó venha no futuro bem próximo valorizar a cultura local.
Objetivo geral:
· O objetivo deste projeto é saber acerca dos conhecimentos prévios que os alunos têm sobre "Educação Patrimonial", visando despertar e conscientizar os alunos do 8º ano “A” da escola Nanzio Magalhães a valorizarem a cultural de Feijó.
Objetivos Específicos de Artes: – Valorizar os Patrimônios Culturais de Feijó Acre.
- .Apreciar a diversidade cultural de nossa região;
- Registrar em fotos ou desenhos os patrimônios culturais de sua cidade;
- Contextualizar as riquezas de sua cidade com outras de outras regiões;
Objetivos Específicos de Matemática: - Identificando a Geometria nos Patrimônios Culturais.
- Perceber semelhanças e diferenças entre os patrimônios locais, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais;
- Identificar a relação entre as arquiteturas e os elementos geométricos;
- Desenhar uma arquitetura local onde, mas identificou elementos geométricos;
Público alvo:
O projeto “Educação Patrimonial na Escola Nanzio Magalhães: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio Cultural Através da Arte e da Matemática” é direcionado para os alunos do 8º ano “A”, da escola Nanzio Magalhães, com o objetivo de despertar e conscientizar os alunos acerca da valorização dos Patrimônios Culturais.
Metodologia:
- Minha apresentação para a turma e apresentação do projeto;
- Discussão prévia sobre Educação Patrimonial;
- Leitura do conteúdo sobre Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural;
- Dialogo sobre o conteúdo "Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural;
- Leitura de imagem através de um slide sobre "Patrimônios Culturais e Históricos" de outras regiões;
- Debate sobre o slide apresentado, analisar as formas, as características que definem as arquiteturas;
- Apresentação de mais um slide com fotos de várias arquiteturas de Feijó Acre;Dialogo sobre os patrimônios locais, percebendo as semelhanças e as diferenças entre os patrimônios, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, Identificando a relação entre as arquiteturas e os elementos geométricos;
- Desenhar uma arquitetura local onde, mas identificou elementos geométricos;
- Contextualiçao dos trabalhos realizados pelos alunos;
Recursos:
- Cópias do conteúdo sobre a educação patrimonial;
- slides;
- Notebook;
- Data show;
- Papel sem pauta;
- Lápis;
- Pinceis;
- Cartolinas;
- Pincel atômico;
- Quando de giz;
- Giz;
- Cola branca;
- Fita adesiva;
- Fotos;
- Papel crepom;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS:
Pastore, Maria Cristina. Educação patrimonial Através das Oficinas de Arte [online] disponível em: http://www.prograd.ufrgs.br/pibid/anais-do-evento/rodas-de-conversa/eixo 2/Educacao%20patrimonial%20atraves%20das%20oficinas%20de%20arte.pdf Acesso em: 22 de Setembro de 2011.
IPHAN, Patrimônio Imaterial [online] disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?retorno=paginaIphan&sigla=Institucional&id=10852 Acesso em: 21 de Setembro de 2011.
IPHAN, Educação Patrimonial [online] disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=15481&retorno=paginaIphan Acesso em: 21 de Setembro de 2011.
PPGPPC, Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Natural) [online] em: 16 de Outubro de 2009. http://w3.ufsm.br/ppgppc/index.php?option=com_content&view=article&id=105:o-que-atrim-cultural-patrim-histo-patrim-ambiental-ou-natural&catid=7:examples&Itemid=25 Acesso em: 23 de Setembro de 2011.
MORAES, Allana Pessanha. Educação Patrimonial nas Escolas: Aprendendo a Resgatar o Patrimônio cultural [online] disponível em:
http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/allana_p_moraes_educ_patrimonial.pdf Acesso em: 25 de Setembro de 2011.
http://blogemiliodevasconceloscosta.blogspot.com/2010/09/projeto-interdisciplinar-museu-de-artes.html
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