domingo, 23 de outubro de 2011

2ª Semana de PIEA2

      "Processos de Ensino e Aprendizagem em arte: possibilidades"

    Na segunda semana de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2, investigarmos sobre a Bauhaus e escolhemos um artista-professor da escola Bauhaus,  o que mais nos identificamos. Apresentamos no fórum para os colegas o artista-professor escolhido e discutimos  "Sobre a visão de ensino-aprendizagem de professores-artistas".  Além disso, selecionamos uma imagem feita por nos no curso de Licenciatura em Artes Visuais que revelasse um pouco do no universo, fizemos um comentário sobre a imagem e enviamos como tarefa da segunda semana. Visitamos e apreciamos o material disponível no link abaixo.

     O artista-professor da escola Bauhaus que mais me identifiquei o suíço Paul Klee, expressei  minha admiração pelo artista, pois como diz os registros ele "foi professor da Bauhaus, poeta, pintor e desenhista nato, suíço e “naturalizado alemão”. Como disse a colega Surleide "foi um artista bem diferenciado pelo estilo individual e influenciado pelas tendências artísticas do “expressionismo, cubismo, e surrealismo”. “Realizou experimentos e, conseqüentemente, dominou a teoria das cores, sobre o quê ele escreveu extensivamente. Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, a sua perspectiva infantil, seus ânimos e suas crenças pessoais, e sua musicalidade”. Não é brincadeira o homem realmente foi e será sempre um exemplo para nós que apenas estamos começando a dá os primeiro passos.
     Abaixo veja uma de suas obras disponível em:


      Abaixo veja a minha imagem de um trabalho que desenvolvi na disciplina “Atelier de Produção Interdisciplinar”. 

 
Minha Imagem



   Desde 2007, venho tendo o privilegio de desenvolver no curso de Licenciatura em Artes Visuais vários trabalhos teóricos e práticos, porém, escolhi o meu “Auto- Retrato” que desenvolvi na disciplina “Atelier de Produção Interdisciplinar”, para comentar um pouco, pois é um trabalho muito importante pra minha pessoa.
Teoricamente para fazer o meu Auto-Retrato, me inspirei muito no “documentário Lixo Extraordinário”, com a criatividade do artista Vik Muniz no jardim Gramacho e suas obras. Então, apreciando a obra de arte que Vik Muniz fez da atriz Catherine Deneuve, veio em mim o entusiasmo criador para fazer meu auto-retrato e assim explorando a técnica da pintura, da colagem e reaproveitar o lixo. Para minha pessoa foi uma experiência nova, interessante e diferente, não sei quais os materiais que Vik Muniz usou para fazer o auto-retrato da atriz Catherine Deneuve, que tanto gostei, porém, os materiais de minha pequena obra eu sei como ninguém citar, pois, não esqueço das horas de planejamentos e dos testes que fiz, para realizar o meu trabalho.  
Portanto, fiz meu auto-retrato utilizando a técnica da pintura, reaproveitei o lixo, usei a técnica da colagem e assim alcancei meus objetivos.
No momento que fiz o meu “Auto-Retrato” eu estava passando por um momento muito difícil, ou seja, não só eu, mas muitas pessoas em meu município, pois sofríamos por uma epidemia da dengue e diante dos acontecimentos decidi elabora um projeto com o tema “Colagem sobre pintura e o reaproveitamento do lixo”, pelo fato das sucatas em minha cidade não serem utilizadas, ou seja, não reaproveitadas, sendo dessa forma consideradas recipientes de acúmulos para lavas e utilizar das sucatas como recursos em meu trabalho foi uma idéia maravilhosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário